Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

[Especulação] E se o poema B-26 for sobre Alison e não sobre Aria?

No episódio desta semana, descobrimos que o código que permite a entrada na cabana de Ezra é B-26. Há muito tempo que esse número não aparecia na série.


Para quem não se lembra, B-26 refere-se à música Happiness, dos The Fray, que estava a tocar na jukebox do bar onde Aria e Ezra se encontraram pela primeira vez. Mais tarde, no episódio dez da primeira temporada, quando o casal está separado, Aria encontra no cacifo da escola um livro deixado por -A, com uma mensagem que lhe pede para ler a página número 22. Nessa página encontra-se um poema, escrito por Ezra, intitulado, precisamente, B-26. Aria assume, desde logo, ao lê-lo, que é sobre si. Mas... E se não for?


O Pretty Little Liars PORTUGAL decidiu investigar e reparou que existem muitos sites que suspeitam que o poema é dedicado à rapariga desaparecida e não à nossa Aria.
Antes de passarmos às razões da desconfiança, aqui está o poema:

B-26

É um número.
É uma canção.
É uma rapariga.

Suave.
Pérola de alegria concentrada.
Falafel dourado,
pelo meio do gelo.

São quatro e meia.
Manhã com chamadas telefónicas,
Está surda-muda.

É barato.
Um carro estrangeiro.
Talvez bingo.
Noite de sorte?
Algo diz,
Que isso cheira mal.

(Se algo está mal traduzido, peço desculpa, mas dei o meu melhor. É que a escrita do nosso Ezra assemelha-se à do Shakespeare.)

De facto, analisando a primeira estrofe, tudo nos liga a Aria. B-26 corresponde ao número da canção que estava na jukebox, no episódio piloto, e à altura em que Ezra conheceu a Liar. Mas nada impede que a rapariga em questão seja Alison. Se não, veja-se:

A segunda estrofe fala-nos basicamente da alegria da rapariga em questão e, ao mesmo tempo, do gelo, que pode ligar-se à malvadez, à crueldade. E todos nós sabemos que Alison era encantadora, capaz de enfeitiçar qualquer um com o seu jeito de ser, mas era, também, diabólica, gélida.


"São quatro e meia"... Será que isso se refere à hora em que Ezra conheceu Aria? Segundo o que se pesquisou, isso seria muito improvável: Aria deixou Mike no treino de hockey às quatro e um quarto e, quando a vemos no bar onde conhece Ezra, o relógio já marca as cinco horas e três minutos. Isto leva-nos à hipótese de que a hora que consta no poema pode ser concernente à altura em que Ezra conheceu Alison.

Já o "carro estrangeiro" de que se fala no poema pode ser o carro inglês antigo, '67 Jag, que Ezra vendeu no episódio 3x06, The Remains Of The -A. Aria nunca viu esse carro (nem nós), nem tampouco lá entrou. Mas Alison pode ter entrado.


Um dos sites que consultei fala também da reacção aflitiva de Ezra quando Aria o confronta acerca do poema. Reacção essa que se desvanece quando ela fala como se o poema tivesse sido escrito para si. E, ao visionar de novo a cena em questão, pode dizer-se que, de facto, parece que Ezra reage como se ela lhe fosse perguntar sobre quem era aquele poema. Com base nisto, podemos perguntar-nos por que razão colocou -A o poema de Ezra no cacifo de Aria. Apesar de o casal ter feito as pazes por causa do poema, o seu objectivo não era, com certeza, esse. Afinal de contas, -A é tudo, menos matchmaker. É claro que podem argumentar que foi o próprio Ezra que lá colocou o livro, assinando com -A, mas não me parece que assim seja.


Por fim, o livro em que está o poema é editado trimestralmente e não nos parece que, no episódio dez da primeira temporada, já se tivessem passado três meses desde o primeiro encontro de Ezra e Aria.

Também há a hipótese, levantada pelos sites consultados, de o poema ser sobre duas raparigas. Mas, sinceramente, não me parece que assim seja, uma vez que não encontro indícios nenhuns disso. Ademais, não me parece que seja do carácter de Ezra fazer um poema de amor sobre duas raparigas distintas, quando se encontrava loucamente apaixonado na altura por uma delas (Aria).

E vocês, acham que o poema é sobre a Alison ou sobre a Aria?

-R

1 comentário:

  1. Bem, em particular eu acho que este poema seja pra Alison, o que de fato pode ser para Aria mesmo. Tipo, eu amo o Ezra ( sou Ezria de fato ), mas acho que Marlene não mostraria um lado " Mau " de Ezra se realmente não houvesse um motivo. Aquela desculpa que ele deu pra Aria, não colou pra mim, não sei pra vocês. Essa desculpa que ele deu foi muito " vaga ".. E sinceramente, acho que a Produção está focando muitooo, até demais em uma coisa que até agora acho repetitivo. O que, realmente, temos de " novo " ? Quantas respostas deixadas para trás já foram esclarecidas? Os personagens " Conectados " e " Suspeitos " somem e Puff '. NADA. Tivemos um episódio tão fraco ( pelo menos pra mim ) como o 4x19 .. Que de fato, eu achei um desperdício. Espero que minha opinião não gere repulsa .. É, tipo, só o que eu acho. :D

    ResponderEliminar