Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

sábado, 14 de abril de 2012

"Pequenas Mentirosas" (Opinião) por Ler & Escrever

No blog Ler & Escrever (http://sonhareescreveer.blogspot.pt/) podem encontrar, não é tanto uma opinião, mas um resumo alargado do livro "Pequenas Mentirosas". Se ainda têm dúvidas se devem ou não comprar o livro (posso adiantar já que sim, devem :P) deixo então aqui o dito resumo para espicaçar a vossa curiosidade.


Aviso: poderá conter spoilers
Pequenas Mentirosas (Opinião)

Título Original: Pretty Little Liars
Título Português: Pequenas Mentirosas
Autor(a): Sara Shepard
Editora: Porto Editora
Primeira Edição: outubro de 2011
Páginas: 296





Sinopse:

Bisbilhotices é que não faltam no universo elegante de Rosewood. E todos - mas todos - escondem um segredo, sobretudo as jovens Spencer, Aria, Emily e Hanna.

Spencer cobiça o namorado da irmã. Aria tem um caso ilícito. Emily está apaixonada pela primeira vez. E Hanna faz o que for preciso para ser bonita.

Mas mais profundo e obscuro é o segredo terrível que as quatro amigas partilham - e que julgavam ter enterrado para sempre.

Então, alguém que se apresenta como «A» começa a enviar mensagens assustadoras às raparigas. De repente, todos os seus segredos - os pequenos, os grandes e os há muito esquecidos - deixam de o ser.

E nada - nem ninguém - está a salvo em Rosewood.

Opinião:

Comprei este livro nem há um mês porque, como gosto imenso da série inspirada nos livros Pretty Little Liars, decidi que queria ler também os livros. Sempre foi um hábito que tive. Ler livros inspirados em séries/filmes que gosto, pois ficamos a perceber melhor a história.

Este livro fala de quatro amigas: Aria, Spencer, Hanna e Emily. Há três anos atrás eram melhores amigas, mas o desaparecimento do quinto elemento do grupo e líder, Alison, leva ao afastamento das 4 raparigas. Aria viajou para a Irlanda durante esses três anos; Hanna emagreceu imenso e tornou-se amiga de Mona; Spencer focou-se mais no objetivo de ser a melhor a tudo, e superar a irmã, Melissa; e Emily refugiou-se nas suas mágoas, pela morte de Alison. Emily nota-se que foi a que mais dificuldade teve em superar a morte de Alison, e ao longo do livro percebe-se o porquê disso.

Aria chega a Rosewood passados três anos, e sente-se uma rapariga diferente. Sente-se uma "Aria Irlandesa", como ela diz. Mal no primeiro dia que chega a Rosewood conhece um rapaz, Ezra com quem passa bons momentos num pub. Aria sente que Ezra é o seu tipo de homem, e que este é diferente dos outros. Mas mais tarde vem a descobrir que Ezra é o seu novo professor de inglês, e a relação que os dois têm, corre o risco de deixar de existir.

Emily sempre fora a menina certinha. Fizera sempre o que os pais pediam, chegava a horas a casa, tinha um namorado "certinho", sabia que estudar era uma prioridade, etc. Mas apercebe-se que começa a ficar farta de ser assim, que quer poder ter liberdade, por assim dizer. Maya St. Germain é a nova habitante de Rosewood, e vai morar para a antiga casa de Alison. Emily conhece-a quando lhe vai entregar um cabaz de boas-vindas, e as duas raparigas começam a criar uma amizade. Mas Emily com o tempo apercebe-se que será que é só uma amizade?

Hanna no verão ao fim da morte de Alison sofreu grandes mudanças na sua vida, tanto física e social. A Hanna Balofa transformou-se numa linda rapariga e magra. Passou a ter uma vida social mais ativa e passou a ser a melhor amiga de Mona, uma rapariga que tal como Hanna era uma pessoa pouco popular. As duas passaram a ocupar o lugar de Alison na sua escola: Rainhas da Escola. Mas Hanna continua a ser perseguida pelo seu passado...

Spencer Hastings exige demasiado de si própria. Depois de se separar das amigas focou-se cada vez mais em ser a melhor em tudo. Melissa, a sua irmã mais velha, sempre fora uma excelente aluna e dotada de muitos talentos para várias atividades, e Spencer tem necessidade de ser assim ou mesmo superar a irmã. Os Hastings são assim. Mas Spencer não é uma "santinha" como parece. Spencer tem um problema: apaixona-se sempre por os namorados da irmã. E o último Wren não foi exceção. Mas será que conseguira manter esse segredo para sempre?


Como na série, a minha personagem preferida foi a Spencer porque ele é muito perspicaz e gosto de como ela luta pelo que quer. Achei a Aria um pouco estranha, não sei porquê mas não gostei muito dela. De resto a Emily e Hanna apesar de serem um pouco diferentes da série, gostei também delas e não tenho nada a dizer.

Sara Shepard é uma boa escritora, com uma escrita simples mas muito boa.

Este livro foi uma leitura rápida e gostei imenso mas como já conhecia a série, ficou com a sensação de que o livro contou muito pouco sobre a história pois o último capítulo correspondia à cena final do primeiro episódio da série, apesar de que várias cenas no livro eram partes de outros episódios. Mas tirando isto foi uma satisfação ler o livro, e de certeza que irei ler os outros.


Classificação de 1 a 10: 7

Para poderem ler mais opiniões cliquem >>> aqui <<<

7 comentários:

  1. Eu sou uma fã enorme de PLL .
    Preciso de falar disso com alguém .
    Nenhum dos meus colegas veem.
    Plz contactem-me : destrutivavictorias@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Anónimo! Tens facebook? Se sim, então pede para aderir este grupo: http://www.facebook.com/groups/121662134606713/ aí falamos SÓ da série PLL e dos livros :D acho que vais gostar. Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Precisava de tirar este texto como faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blog não permite fazer copy paste :/ terás de "copia" textualmente.

      Eliminar
  4. Boas!
    Curiosidade mata... Quem é a A?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma óptima questão essa! Não sabemos! Acho que os produtores ainda não sabem também hehehe

      Eliminar